sábado, 15 de março de 2008

Fundada Câmara Luso-Brasileira no Rio Grande do Norte


Fonte: Tribuna do Norte

Dia:06.03.08 Hora: 20:08:18
Já está funcionando na sede do Sinduscon a unidade norte-rio-grandense da Câmara de Comércio Brasil Portugal. É a primeira entidade potiguar a fazer uma ponte comercial com outro país. A iniciativa foi de um grupo de 22 empresários de diversos segmentos - entre eles Eduardo Patrício, João Patriota e Marcelo Alecrim - e do consulado português do RN.
O foco da nova entidade é encontrar e viabilizar oportunidades de negócios para empresas potiguares em Portugal. "Não se entende porque há tantos investimentos portugueses aqui e não existe reciprocidade", comenta o cônsul honorário de Portugal no RN, Francisco Lamy.
O abrigo do Sinduscon não é à toa, Sílvio Bezerra, presidente do sindicato, também preside a câmara. Mas tanto ele quanto Lamy garantem que os negócios entre RN e Portugal vão além do turismo e dos imóveis. Segundo Lamy, tem português comandando até fábrica de chip (de computador) e metalúrgica no estado.
A relação RN-Portugal é vista por muitos com maus olhos, como se estivesse acontecendo uma recolonização portuguesa através do nosso litoral. A preocupação com os investimentos estrangeiros é pertinente, mas não pode ser vista de modo extremo. A criação da câmara, que também vai ajudar a dar mais clareza a relação portugueses-potiguares, é uma prova de nós ainda precisamos fazer o nosso dever de casa direitinho, procurar nossos mercados lá, assim como eles fazem por aqui.

Nenhum comentário: