quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Chegadas do Brasil em Portugal somente atrás da Espanha





Gostaria de relacionar essa notícia (ver imagem ao lado) a outra que contribui muito para os resultados apresentados ao lado. A quantidade de estudantes universtários brasileiros indo cumprir ano letivo em Portugal é crescente. Um dos exemplos dessa tendência ocorreu no Ceará. A demanda foi tanta que no final do ano passado o Consulado em Recife teve dificuldades em atender a tantos pedidos de vistos de estudos solicitados por estudantes cearenses.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Câmaras lusas de comércio realizarão debates no Brasil


São Paulo, 13 fev (Lusa) - As câmaras portuguesas de comércio no Brasil querem intensificar o trabalho de agentes ativos da diplomacia econômica de Portugal, através da realização de debates em estados brasileiros. Rômulo Alexandre Soares, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Ceará, disse que esses debates terão como temas questões relevantes para os investidores portugueses no Brasil e também para os investidores brasileiros na União Européia (UE)."É importante apresentar aos empresários portugueses com interesse em investir no Brasil os benefícios concedidos por instituições de fomento e pelos Estados em áreas como energia e turismo", disse Rômulo."Do mesmo modo, mas no sentido inverso, é importante apresentar aos empresários brasileiros aspectos da regulação da União Européia e que influenciam as exportações brasileiras para o bloco", sublinhou.Rômulo Soares assumirá a presidência do Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil, no próximo dia 28, em cerimônia que será realizada na Embaixada de Portugal em Brasília, substituindo no cargo António Carrelhas.Criado em 2001, o Conselho das Câmaras é um órgão de apoio às iniciativas das câmaras portuguesas em Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Brasília.Rômulo Soares salientou que as câmaras portuguesas no Brasil têm uma importante vantagem competitiva em relação às outras câmaras quando o assunto é União Européia e que esta deveria ser mais explorada."As empresas portuguesas conhecem muito bem o mercado e as regras da União Européia e podem transmitir esse profundo conhecimento na mesma língua falada pelos empresários brasileiros", afirmou.O Conselho das Câmaras é responsável também pela realização bienal do encontro empresarial luso-brasileiro, cuja próxima edição será em Fortaleza, no segundo semestre de 2009.Com o tema "Negócios na Língua Portuguesa", o encontro terá como objetivo promover a integração de empresários dos países de língua oficial portuguesa e das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.A nova direção do conselho inclui ainda o presidente da Câmara da Bahia, Eduardo Salles, e o presidente da Câmara de Minas Gerais, Raul Penna, respectivamente, na primeira e segunda vice-presidências. Rômulo Alexandre Soares, português natural de Moçambique, emigrou para o Brasil no início dos anos 80. Advogado e professor universitário, Rômulo é sócio-fundador da Câmara do Ceará, diretor da Sociedade Beneficente Portuguesa Dois de Fevereiro e co-fundador da Academia do Bacalhau de Fortaleza.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Posse da nova direção do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil

No próximo dia 28 de fevereiro será realizada, na sede da Embaixada de Portugal em Brasília, a cerimônia de posse da nova direção do Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil. Deixa a presidência o representante da Câmara de São Paulo e idealizador da instituição, António de Bacelar Carrelhas e assume a presidência, o ex-presidente da Câmara Portuguesa no Ceará, Rômulo Alexandre Soares.

Compõem, ainda, a direção do Conselho, o presidente da Câmara Portuguesa na Bahia, Eduardo Salles e o presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Raul Penna, ambos, respectivamente, na primeira vice-presidência e na segunda vice-presidência.

O Conselho é composto, ainda, por representantes das outras 8 Câmaras Portuguesas no Brasil que inclui, as recentes Câmaras Portuguesas de Brasília e do Rio Grande do Norte, além das congeneres nos estados do Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo .

O Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil, fundado em 2001, é órgão de apoio às iniciativas das câmaras portuguesas localizadas no Brasil e responsável, dentre outras atribuições, pela realização a cada dois anos de um Encontro Luso-Brasileiro.

O próximo Encontro Luso-Brasileiro, marcado para o segundo semestre de 2009, será realizado na cidade de Fortaleza (Ceará) e terá como tema "negócios na língua portuguesa" procurando envolver na órbita do Encontro representações empresarias e políticas dos países de língua oficial portuguesa e das comunidades de língua portuguesa espalhadas pelo mundo.

Fortaleza sedia em Abril, Simpósio Lusofônico 2008

Será realizado em abril de 2008 em Fortaleza, o Simpósio Lusofônico 2008 que tem por objetivo discutir a língua portuguesa. Segundo a organização, "o maior desafio dos países lusófonos é lutar pela unificação ortográfica em todo mundo. O acordo que uniformiza a ortografia dos oitos paises de língua portuguesa deverá entrar em vigor no Brasil em 2009. Embora o nosso idioma oficial seja o português, assim como nos paises lusófonos, muitos desconhecem esse termo".

O Simpósio tem por objetivo buscar mais conhecimentos e oportunizar para sociedade cearense, em especial, professores e estudantes, uma discussão educativa de profundidade sobre o nosso idioma.

O Simpósio é uma realização da FUGESP – Fundação Escola de Gestão Pública, Faculdade Latino-Americana, do Consulado Honorário de Portugal em Fortaleza e da Bolsa de Responsabilidade Social. (informações, Sra. Cristina Almeida - criba42@yahoo.com.br)